domingo, 7 de junho de 2009

Inaugurado em 2 de maio de 2001, com o objetivo de estimular a escolaridade e combater a evasão escolar. Um dos idealizadores do projeto, José Edmilson dos Anjos, afirma que o centro nasceu com o objetivo de elevar o nível escolar no subúrbio, estimular o crescimento intelectual e cultural, pois “nunca se prioriza a educação porque a fome fala mais alto”, como afirma o teólogo e coordenador do Centro.

O nome Sofia é de origem grega e significa “amante da sabedoria”. Foi escolhido para atrair as pessoas da comunidade. “É preciso abrir o leque de opções para o jovem do subúrbio, para que ele tenha capacidade de competir no mercado de trabalho”, completa Edmilson. Além disso, o projeto contribui para a não criminalização dos jovens, que encontram nos projetos do Centro Sofia uma oportunidade de crescerem.

A estrutura física do local conta com cinco salas, um anfiteatro, uma sala de informática, um laboratório de manutenção de micros, a biblioteca Paulo Freire e um campinho de futebol (temporariamente desativado). Atualmente a ONG tem apenas a recepcionista, administrador, o caseiro e a bibliotecária, equipe de educadores e conta com o apoio de alguns voluntários.

Atualmente, a Biblioteca Paulo Freire realiza 300 a 400 atendimentos e conta com 12 mil livros. O desejo da instituição é que a biblioteca recebe apenas livros de literatura, para que se torne uma Biblioteca Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário